"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AS PORTAS DE ZANZIBAR - TANZÂNIA

A capital da ilha de Unguja, informalmente conhecida como Zanzibar, é uma parte da Tanzânia.
A antiga cidade é construída sobre uma península triangular de terra na costa ocidental da ilha. A parte mais antiga da cidade é composta por um labirinto de vielas estreitas de casas, lojas, bazares e mesquitas. Carros são muitas vezes demasiado grandes e reduzem muito os labirinto de ruas sinuosas.
Sua arquitetura suaíli incorpora elementos do árabe, persa, indiana, os estilos europeus e Africano. As casas árabes são particularmente notáveis, porque elas têm grades e são esculpidas em madeira e outras características incomuns, como fachada e varandas de madeira.

Quando uma casa era construída em Zanzibar, a porta era tradicionalmente a primeira parte a ser erguida. Isto indicava o grau de riqueza e posição social do dono da casa. Muitas portas estão enfeitadas com ponteiras de latão. Esta pode ser uma modificação da prática indiana equipar portas com pontas afiadas de ferro para impedir que sejam agredidas pelos elefantes de guerra. Em 915 dC, um viajante árabe registrou que na ilha de Zanzibar abundavam elefantes e cerca de 1295. Marco Polo escreveu que em Zanzibar havia 'elefantes em abundância ".
No entanto, não há elefantes aqui agora, e os pregos de bronze vistos hoje são apenas para decoração!

Sua arquitetura suaíli incorpora elementos do árabe, persa, indiana, os estilos europeus e Africano. As casas árabes são particularmente notáveis, porque eles são esculpidos nas portas de madeira e outras características incomuns, como fachado e varandas de madeira.
Na cidade de pedra conhecida como Zanzibar, na Tanzânia, havia 806 portas de madeira que datam da era do Sultão Barghash (1870-1880). Esses projetos são influências árabes e indianas.
A porta retangular árabe é envolta em uma moldura intrincadamente esculpidas com a faixa mais externa da moldura entalhada em cadeias simbólicas para impedir que maus espíritos tentem entrar na residência. A estrutura interna é esculpida com flores de lótus ou folhas de palmeiras com um peixe abaixo.





Carro do presidente

Na cidade de Pedra, na zona antiga da cidade de Zanzibar, está o palacio do sultão. É o chamado "palacio das maravilhas".
Suas portas são pesadas e possuem pontas de bronze para resistir aos elefantes. O velho carro presidencial foi classificado na linha das maravilhas antigas.


Acima dos painéis da porta há um friso com rosetas, muitas vezes com a inscrição do nome do proprietário da casa, um versículo do Corão e da data da escultura. O posto central, entre as portas é liso esculpida. Muitas vezes, os painéis das portas têm saliências cônicas de latão, que são uma versão ornamental de espigas originalmente destinado a impedir abalrroamento pelos elefantes.

O modelo indiano ou estilo Gugerati é geralmente mais simples, com painéis de caixotões quadrados, com um posto central fina talha. Muitas destas portas tem painéis de dobramento proveniente do seu uso em lojas de bazar.
Um híbrido dos estilos possui uma parte semi-circular superior, que muitas vezes é esculpido com uma representação da Árvore da Vida hindu, que brotam de um vaso central.











Na década de 1980 percebeu-se que muitas das antigas portas estavam sendo retiradas e exportadas, ameaçando o patrimônio cultural da cidade de pedra, e temia-se que o ofício da arte e da escultura fossem perdidos. Para evitar isso, a autoridade de conservação da cidade de pedra tomou providencias para preservação e até agora tem sido bem sucedido. De fama mundial, as portas são parte de patrimônio mundial.
As portas estão entalhadas à mão com mogno africano, por mestres artesãos, utilizando técnicas passadas de geração em geração ao longo dos séculos.
Cada porta Zanzibar leva até três meses para serem esculpidas no mais alto padrão. O resultado final é uma bela peça de escultura vibrante que pode classificar como uma obra de escultura contemporânea.










2 comentários:

  1. Muito interessante e lindas as portas de Zanzibar, tambem faço portas entalhadas,www.toninhomaciel.com.br, mas nada em pedra como aparecem algumas dessas obras, realmente lindas, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Hello! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm undoubtedly enjoying your blog and look
    forward to new updates.

    Also visit my web site girlsonline
    Also see my site :: bcnonline

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.