"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BALINENSES - OS HABITANTES DA ILHA DOS DEUSES

Como se pode observar no mapa, Bali é uma linda ilha situada no arquipélago da Indonésia. Ela possui altas montanhas e vulcões, praias com muita areia, flores estonteantes, brancos campos de arroz e milhares de templos ornamentados. Mais de um milhão de turistas visitam Bali anualmente. Não admira que ela seja conhecida como \"a ilha dos deuses\" ou mesmo \"o último paraíso\".










Pessoas bonitas - Os balineses também são muito bonitos, com sorrisos e expressões gentis. Os turistas adoram vê-los dançar suas danças legong, que contam histórias de deuses e demônios, bruxas e princesas raptadas. As dançarinas são jovens, vestidas em roupas de ouro e escarlate, verde e azul. Em seus brilhantes cabelos negros, elas colocam elaborados ornamentos de um dourado reluzente, decorado com claras flores tropicais.Não surpreende que haja milhares de templos em Bali, pois os balineses são hindus e adoram muitos deuses. Muito antes de tornarem-se hindus, os deuses. Eles os adoravam também, pois acreditavam ser muito importante manter-se fiéis a todos.

Convite aos deuses


No inicio de cada ano(o ano em Bali tem apenas 210 dias), os balineses uma festa especial para os deuses. Nesta festa, trazem seus deuses feitos de madeira, pedra e moedas, para fora de seus santuários. Durante dez dias, s pessoas convidam os deuses para se unirem a elas em festas e danças. Ao final, os deuses são colocados novamente em seus lugares.















Espírito de ancestrais

Os balineses acreditam que os espíritos de seus deuses e ancestrais habitam nas montanhas. Quando constroem seus lares certificam-se de que o aposento contendo o altar do espírito fique voltado para as montanhas.Eles acreditam que o que acontece a eles quando morrem é muito importante. Algumas vezes, a família passa vários anos economizando dinheiro para a construção de uma torre funeral adornada e para realizar a cerimônia de cremação. Somente então a alma da pessoa morta poderá ocupar seu lugar com os espíritos de todos os outros ancestrais nas montanhas.

O poder de Jesus

Atualmente, não existem muitos cristãos balineses. Algumas vezes, seus vizinhos hindus os maltratam, pois têm medo da fúria de seus deuses, caso resolvam seguir a Jesus.










Nyoman, um garoto de oito anos, estava com medo, pois outras pessoas na vila haviam tratado mal sua família por serem cristãos.

- Por que as pessoas da vila não nos permitem ter água em nossos campos? Eles nunca nos ajudam para que auxiliemos os outros. O que fizemos de errado? - perguntou ele . - As outras crianças caçoam de mim e não brincam comigo. Elas dizem até que uma noite, quando eu estiver dormindo, os deuses virão para punir-se porque não os sigo.











- Não tenha medo, Nyoman - respondeu seu pai. - Precisamos confiar na ajuda de Jesus. Ele prometeu que estará sempre conosco e que não há poder suficiente para derrotar o seu amor. As pessoas na vila pensam que os deuses estão furiosos porque nos tornamos cristãos. Eles estão fazendo estas coisas para que voltemos a adorar os antigos deuses. Mas nós sabemos que Jesus nos libertou do poder deles, e cuidará de nós, mesmo enquanto estivermos dormindo. Vamos falar com Ele sobre isto e pedir-lhe que acabe com os nossos medos.

Em embora os cristãos sejam maltratados com freqüência por seus vizinhos hindus, eles desejam que saibam que Jesus os ama. Eles tentam demonstrar isto, ajudando-os de forma prática. Eles também querem que saibam que o Cristianismo não é religião inútil, pertencente às pessoas brancas. Assim, os cristãos estão começando a contar histórias bíblicas à maneira balinesa, com danças e mímicas.






Um a um, os balineses estão conhecendo Jesus como o amigo que está sempre ao seu lado. Estas pessoas desejam que muitos balineses descubram que Jesus é muito maior e mais poderoso que as centenas de deuses que guardam em seus santuários e levam suas ocasiões especiais.







Você pode orar pelos balineses

1 Por favor, ajuda os cristãos a demonstrarem o seu amor pelos amigos vizinhos hindus.

2 Dá coragem e poder aos balineses cristãos para testemunharem para ti em suas vilas

3 Ajuda as pessoas balinesas a compreenderem que o Senhor é soberano e mais poderoso que todos os deuses e deusas adorados por eles.

4 Ajuda os cristãos a saberem que os espíritos demoníacos não tem poder para molestá-los quando confiam em ti

5 Que famílias inteiras venham a crer em ti, para que as crianças possam aprender a confiar em ti e seguir-te quando forem jovens.

6 Que o teu Espírito Santo ajude os grupos que usam as danças e mímicas típicas balinesas para contar a história cristã com clareza.

Obrigado pela Bíblia em balinês. Ajuda os cristãos a lerem a tua Palavra e seguirem o que aprenderam.

Fonte: http://www.senami.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.