"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

POVOS E CULTURA DO PERU

DADOS PRINCIPAIS:
Área:1.285.220 km²
Capital: Lima
População: 29,4 milhões (estimativa 2010)
Moeda: Novo Sol
Nome Oficial: República do Peru
Nacionalidade: peruana
Data Nacional: 28 de julho - Dia da Independência
Governo: República Presidencialista

GEOGRAFIA:
Mapa do Peru
Localização: Oeste da América do Sul
Cidade Principais: Lima, Arequipa, Trujillo e Chiclayo.
Densidade Demográfica: 23 hab./km2
Fuso Horário: - 2h
Clima: árido tropical na região litorânea; de montanha na região da Cordilheira dos Andes; equatorial na região da Floresta Amazônica.
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: ameríndios 45%, eurameríndios 37%, europeus ibéricos 15%, outros 3%
Idioma: espanhol, aimará e quíchua (oficiais)
Religião: cristianismo 98% (católicos 92,5%, protestantes 5,5%), outras 2%
IDH: 0,767 (2006)

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: café, arroz, batata, milho e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos, aves.
Mineração: cobre, chumbo, zinco, prata, petróleo e ouro.
Indústria: refino de petróleo, têxtil, alimentícia, vestuário, bebidas, processamento de gás natural.
Renda per capita: US$ 4.950 (estimativa 2010).
PIB: US$ 126,7 bilhões (estimada 2010)









DESAFIOS DE ORAÇÃO
Os povos quéchuas e aimará, descendentes dos Incas, começaram a ressurgir após séculos de opressão, privação cultural, grande pobreza e isolamento. O quéchua foi reconhecido como língua oficial em l975. À Igreja Quéchua cresceu rapidamente, à media que o cristianismo finalmente se tornou nativo nas Escrituras, nas estruturas, na adoração e na música. Vilarejos inteiros se voltaram para Cristo.
ORE POR
a) Milhões de quéchuas e aimarás que moram nas montanhas e que ainda estão amarrados a superstições pagãs de origem “cristãs”. Muitos migraram para as cidades durante a guerra.
b) Lima é a quinta maior cidade da América Latina. Mais de 60% vivem em favelas que cercam a cidade onde a pobreza extrema, o desemprego e a desnutrição são comum. Poucos encontram a chave para a evangelização das grandes favelas de Lima e para o crescimento das igrejas neste difícil ambiente apesar de os pentecostais e a SAMS terem realizado um bom começo. Louve a Deus pelo notável crescimento da Igreja em Lima através do ministério da CMA, Batistas em seus últimos 20 anos.










AREQUIPE

Conhecida como a Cidade Branca pelos seus lindos muros brancos de sillar, uma pedra de origem vulcânica, Arequipa descansa no pé dos imponentes vulcões Chachani e Misti e do nevado Pichu Pichu. No centro da cidade, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO no ano 2000, podem ser visitados templos e casarões coloniais de estilo barroco mestiço, assim como o Monastério de Santa Catalina, uma cidade espanhola em miniatura com ruasestreitas e feitas de pedras, lindas praças e pátios. Sabandía, Tiabaya e Tingo, na campina, são lugares de visita obrigatória, e a irresistível gastronomia arequipenha é o perfeito complemento da visita.

Situado a somente 3 horas e 45 minutos da cidade, o Vale e Cânion do Colca é um dos destinos mais espetaculares do país. Em toda a região podem ser vistos coloridos andenes pré-incas (sistemas andinos de cultivos em degraus)cultivando até hoje quinua, milho, cevada e trigo. Na época pré-hispânica o departamento foi habitado pelos Collaguas e Cabanas; hoje, os habitantes souberam conservar suas igrejas coloniais como as de Yanque, Lari e Madrigal e continuam vestindo-se com lindíssimos trajes típicos. Além disso, no vale praticam-se esportes de aventura como ciclismo de montanha, trekking e canoagem, e na Cruz do Condor podem ser apreciados o majestoso vôo dos condores. Outros lugares de interesse no departamento são os Petroglifos de Toro Muerto, o vale dos vulcões de Andagua e o Cânion de Cotahuasi.













PUNO

Puno foi sede da cultura Tiahuanaco (800 a 1200 d.C.), máxima expressão do povo Aymara, que se desenvolveu na fronteira onde hoje é Peru e Bolívia; os Incas estiveram no território no século XV e os espanhóis deixaram um importante legado colonial em toda a região, atraídos pela atividade mineira que se desenvolveu no lugar.

Hoje a cidade de Puno (3827 m de altitude) é capital do folclore peruano e sede da Festa da Virgen da Candelaria e descansa às margens do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Os arredores são espetaculares destacando as Chullpas de Sillustani, com seu conjunto de imponentes torres funerárias construídas pelos Kollas; Juli, célebre por seus belíssimos templos coloniais; Lampa, com sua igreja da época do vice-reinado construída entre 1675 e 1685; Llachón, comunidade que ainda conserva muitos costumes e manifestações culturais e Pucará, famosa por sua cerâmica pré-inca e pelos ‘toritos de Pucará’ que hoje os artesãos os elaboram com argila.

O lago alberga também diversas ilhas, cujos habitantes preservaram ancestrais costumes e tradições. Um exemplo disso são os Uros, que vivem nas “ilhas flutuantes” fabricadas artificialmente com tutora,uma espécie de capim e que navegam pela região nas suas tradicionais embarcações também de tutora. Taquile, Suasi e Amantaní são conhecidas pela amabilidade de seus moradores e pelas ancestrais técnicas de tecido, suas construções pré-colombinas e maravilhosas paisagens. A Reserva Nacional do Titicaca (36.180 ha) protege extensos bosques de tutora e diversas espécies de flora e fauna.










CUSCO

A cidade de Cusco, antiga capital do império incaico, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1983 e sem dúvida é um dos destinos mais importantes do país.Entre suas ruasde pedras encontram-se edifícios de construção inca, como o Koricancha e o Palácio de Inca Roca, junto com construções coloniais de estilo barroco andino, como a Catedral e a igreja da Companhia; além disso podem ser visitados o pitoresco bairro de San Blas, onde estão os ateliês dos melhores artesãos do departamento. Esta mágica cidade também conta com uma excitante vida noturna e com cafés, restaurantes e bares para todos os gostos.

A dez minutos da cidade levantam-se as gigantescas muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán. Uns quilômetros mais, estão os sítios arqueológicos de Qenko, Pukapukara e Tambomachay, construções incas edificadas totalmente em pedra.

Ao longo do Vale Sagrado dos Incas, à uma hora de Cusco, estão os povoados de Pisac, Maras, Chinchero e Ollantaytambo, e daí pode-se tomar o trem a Machu Picchu. Outra maneira de chegar a cidade é seguindo uma das sendas do Caminho Inca, uma espetacular rede de caminhos que serpenteiam entre nevados, rios, e paisagens super acolhedoras. Esta é uma das melhores rotas de trekking do mundo, pois através dela, encontram-se salpicados impressionantes sítios arqueológicos e zonas ricas em espécies únicas de flora e fauna.

O enigmático complexo de Machu Picchu, o mais importante e extraordinário legado dos antigos peruanos, é parte do Santuário Histórico do mesmo nome, o qual é um dos poucos lugares da América, declarados Patrimônio tanto Cultural como Natural da Humanidade pela UNESCO. Encontra-se situado na cima de uma montanha e harmoniza-se com a exuberante natureza que o rodeia, criando um lugar único do mundo.










21 comentários:

  1. Muito interessante, foi a melhor postagem sobre a cultura do Peru que já li

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, foi a melhor postagem sobre a cultura do Peru que já li

    ResponderExcluir
  3. Não achei os povos que eu queria... Bom não consigo encontrar mesmo assim é bom o seu texto.
    bye:=)

    ResponderExcluir
  4. nada de que eu ja nao saiba

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse site consegui tudo oque precissava abraçooo

    ResponderExcluir
  6. olha que pessoas lindas adorei acidade de peru......

    ResponderExcluir
  7. mt bom esse site me ajudou mt msm! obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!Amo esses costumes, essa gente linda, as fotos ficaram maravilhosas, só de imaginar que a nascente do nosso Rio Amazonas está limpo e bem cuidado por esse povo encantador, já me traz a certeza que é um povo sábio, que mesmo com costumes tão primitivos, estão além do seu tempo, preservando a natureza e suas tradições, parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!Amo esses costumes, essa gente linda, as fotos ficaram maravilhosas, só de imaginar que a nascente do nosso Rio Amazonas está limpo e bem cuidado por esse povo encantador, já me traz a certeza que é um povo sábio, que mesmo com costumes tão primitivos, estão além do seu tempo, preservando a natureza e suas tradições, parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
  10. TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER O PAIS LINDO QUE É PERU,E QUERO MUITO IR A TODO ESSES LUGARES MAS MEU OBJETIVO É DESAGUADEIRO,ONDE MORA O HOMEM QUE AMO.

    ResponderExcluir
  11. toma nu cu troço inutil so tem imagem

    ResponderExcluir
  12. Mui bueno conocer un poco de la cultura del Peru.

    ResponderExcluir
  13. para me e muito interesante ver bosque ( matas) desta natureza mae! visto que temos de conservar e proteger a nossa cultura, junto com o meio ambiente que nos rodeia! OBRIGADO

    ResponderExcluir
  14. para me e muito interesante ver bosque ( matas) desta natureza mae! visto que temos de conservar e proteger a nossa cultura, junto com o meio ambiente que nos rodeia! OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. Excelentes fotos que retratam muito bem a cultura do povo peruano.

    ResponderExcluir
  16. Excelentes fotos que retratam muito bem a cultura do povo peruano.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.