"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PEREGRINAÇÃO À MECA




As autoridades sauditas se preparam para receber cerca de 2,5 milhões de peregrinos em Meca para a festa do Hajj, na maior concentração humana anual do mundo, que começa no próximo domingo (14).

Como guardiã dos lugares santos do islã - Meca e Medina - a Arábia Saudita quer a todo custo evitar uma repetição as mortes por pisoteamento que marcaram a peregrinação das últimas décadas.

O auge da peregrinação é a chegada ao Monte Arafat na segunda-feira, onde os fiéis vestidos de branco, vindos de todo o mundo muçulmano, se reúnem às vésperas da Festa do Sacrifício (o Aid al Adha).

Em janeiro de 2006, 364 peregrinos foram mortos pisoteados durante um tumulto e outros 251 conheceram destino semelhante, dois anos antes.

Em julho de 1990, 1.426 peregrinos morreram, a maioria asfixiada, em um túnel. Em 1987, uma manifestação de peregrinos iranianos deu lugar a conflitos que fizeram mais de 400 mortos.

País inaugurou maior relógio do mundo

A novidade deste ano será a colocação em serviço de um bonde elétrico ligando Mina, Muzdalifa e o Monte Arafat, onde se concentra o maior fluxo de fiéis durante os cinco dias.

Entenda a peregrinação a Meca

...O meio de transporte, que custou R$ 3,4 bilhões (US$ 1,8 bilhão), vai substituir 4.000 ônibus nesta parte do percurso da peregrinação. Ele completa uma série de obras de infraestrutura, que incluem passarelas e túneis, com a finalidade de melhorar a circulação dos fiéis durante os diferentes rituais. Tudo será monitorado por 30 câmeras.

O sistema de medição será estendido até a grande mesquita, que pode acolher 700 mil fiéis no pátio e 180 mil em seu interior.

A peregrinação ocorrerá este ano sob a presença do maior relógio do mundo, que começou a funcionar no topo da torre da grande mesquita.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.