"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

domingo, 21 de novembro de 2010

POVOS INDIGENAS DO PANAMÁ

powered by Fotopedia



Os Embera e Wounaan são dois grupos distintos de indígenas que habitam o leste do Panamá e o noroeste da Colômbia. Eles vivem em pequenas aldeias indígenas isoladas na maior parte na província de Darién, do Panamá ao longo da costa do Pacífico, em frente ao Arquipélago das Pérolas, e ao longo dos cursos d'água afluente muitos dos inúmeros rios, incluindo o Chucunaque, Sambu, Tuira, Jaque, Balsas, e Rios Sabana, e ao longo dos afluentes do rio San Juan, na Colômbia. Os dois grupos eram anteriormente e amplamente conhecido pelo nome de "chocos", "Chocoe" ou "Choco-índios" por causa de sua origem autóctone, na província costeira do Pacífico de Choco na Colômbia noroeste.

Devido à presença dos nativos onipresente em um deserto, selva de outra maneira muito povoadas, bem como sua similaridade cultural, os antropólogos do século XIX colombiano aglomeradas as duas culturas sob a rubrica comum de "Chocoe". Esse erro involuntário científica tem causado confusão a respeito dos dois grupos distintos por quase 150 anos. Enquanto linguisticamente suas línguas nativas podem conter até 30 por cento cognatos, as línguas faladas são mutuamente ininteligíveis para Wounaan indígenas e Embera. Estima-se que as duas línguas divergem aproximadamente 800 a 1200 anos atrás. Sua similaridade é praticamente equivalente ao Inglês eo Alemão modernos.

contagem do censo panamenho estimam que possa haver em torno de 9.000 e 22.000 Wounaan Embera naquele país. Os números da população da Colômbia teria poderão exceder os números para ambos os grupos.

Eles são baixos de estatura. As mulheres vestem panos coloridos da cintura para baixo com flores na cabeça e colares e os homens usam tangas.

O Embera e Wounaan têm jardins perto deles e comem alimentos típicas como masata. Trabalham com madeira caçam, pescam.
















Um comentário:

  1. QUERO FAZER AMIZADES COM OS POVOS INDÍGENAS DO PANAMÁ E GOSTARIA MUITO DE TER AMIZADES OK:? EU SOU INDIO TUPINAMBÁ BRASILEIRO E PAGÉ TAMBÉM CERTO E PRETENDO ALGUM DIA MORAR NO PANAMÁ QUERO MOSTRAR MINHAS EXPERIENCIAS AO PAIS LOCAL MAIS PARA ISSO EU PRECISO DE APOIO DESTE PAIS TAMBÉM PARA PODE MIM RECEBER E MIM ACEITAR AI CERTO? QUERO CONHECER OUTROS POVOS INDÍGENAS E PANAMÁ É UM DOS PAISES QUE ESTÁ NO MEU CORAÇÃO NO MOMENTO OK? ABRAÇOS A TODOS EM GERAL E A TODOS OS POVOS INDÍGENAS DAI EM GERAL OK? EU TAMBÉM ENTENDO UM POUCO DE ESPANHOL EU SÓ NÃO FALO MAIS ENTENDO ALGUMAS PALAVRAS OK:?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.