"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

POVOS QUÉCHUAS E AIMARÁS DO PERU






No Peru por volta de 1989 iniciou-se um movimento nacional de oração em favor da crise nacional que assolava o país. Como resposta às orações:

a) Houve a captura dos líderes terroristas em 1992 e 1993, e praticamente, o fim da guerra;
b) Muitas pessoas se voltaram para Cristo, principalmente entre os quéchuas dos Andes;
c) Um crescimento e amadurecimento das Igrejas entre muitos povos ameríndios da Amazônia. O extraordinário trabalho da SIL, e outras na tradução da Bíblia e alfabetização tiveram um papel fundamental neste progresso.










DESAFIOS DE ORAÇÃO

O Peru precisa de um governo democrático eficaz, que tenha coragem e força para lidar com as questões reais. Ore pelo fortalecimento de:

1. A frágil paz. São necessárias grandes mudanças na sociedade. A corrupção, o racismo, a liberdade religiosa e um sistema judiciário injusto são as maiores dificuldades. O problema do terrorismo ainda não terminou.
2. A tentativa de restaurar a economia. Alguns se beneficiaram, mas a maioria ainda não foi afetada positivamente. As grandes favelas ao redor de Lima foram pouco mudadas. Mais de 200.000 peruanos rurais estão envolvidos no cultivo de drogas.
3. As Igrejas Católicas está em crise. Mais de 80% de seu clero é estrangeiro. Ela está dividida entre os tradicionalistas e os que abraçaram a teologia da libertação. O movimento carismático causou um profundo impacto, mas os que foram focados sempre acabam formando grupos independentes ou se juntam a igrejas Evangélicas. A Igreja Católica tem perdido muitos membros para os movimentos nativos e seitas estrangeiras, e também para os evangélicos. Somente 15% dos católicos freqüentam regularmente a igreja, a grande maioria é pagão-cristã sincretista. As religiões pré-hispânicas estão sendo reavivadas, e novos movimentos religiosos estão se multiplicando. Ore para que muitos venham para a luz e para a liberdade do Evangelho bíblico.
As Igrejas Evangélicas cresceram muito desde que a primeira congregação evangélica , foi iniciada há um século. Os evangélicos representavam apenas (0,8% (76000) em 1960, 2,9% (500.000) em 1980, e 8,7% (2.2 milhões) em 2.000. O maior crescimento aconteceu durante os piores períodos de violência e colapso social. A perseguição chegou a ser rigorosa entre 1980 e 1994 nas mãos dos terroristas e do exército em regiões de combate, por causa do cultivo de narcóticos; cada um desses grupos via os evangélicos como luma ameaça. Mais de 750 líderes evangélicos foram martirizados e alguns aprisionados e muitos grupos pentecostais nativos. Depois que a paz foi estabelecida, o crescimento diminuiu. Ore para que um novo e profundo mover do Espírito Santo.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.