"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SOBRE OS POVOS INDIGENAS BRASILEIROS

O ÍNDIO HOJE

Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

O que é ser índio

Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias.

Mesmo depois de descobrir que não estavam na Ásia, e sim em um continente até então desconhecido, os europeus continuaram a chamá-los assim, ignorando propositalmente as diferenças lingüístico-culturais. Era mais fácil tornar os nativos todos iguais, tratá-los de forma homogênea, já que o objetivo era um só: o domínio político, econômico e religioso.


Se no Período Colonial era assim, ao longo dos tempos, definir quem era índio ou não constituiu sempre uma questão legal. Desde a independência em relação às metrópoles européias, vários países americanos estabeleceram diferentes legislações em relação aos índios e foram criadas instituições oficiais para cuidar dos assuntos a eles relacionados.

Nas últimas décadas, o critério da auto-identificação étnica vem sendo o mais amplamente aceito pelos estudiosos da temática indígena. Na década de 50, o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro baseou-se na definição elaborada pelos participantes do II Congresso Indigenista Interamericano, no Peru, em 1949, para assim definir, no texto "Culturas e línguas indígenas do Brasil", o indígena como: "(...) aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana. Ou, ainda mais amplamente: índio é todo o indivíduo reconhecido como membro por uma comunidade pré-colombiana que se identifica etnicamente diversa da nacional e é considerada indígena pela população brasileira com quem está em contato".

Uma definição muito semelhante foi adotada pelo Estatuto do Índio (Lei nº. 6.001, de 19.12.1973), que norteou as relações do Estado brasileiro com as populações indígenas até a promulgação da Constituição de 1988.

Em suma, um grupo de pessoas pode ser considerado indígena ou não se estas pessoas se considerarem indígenas, ou se assim forem consideradas pela população que as cerca. Mesmo sendo o critério mais utilizado, ele tem sido colocado em discussão, já que muitas vezes são interesses de ordem política que levam à adoção de tal definição, da mesma forma que acontecia há 500 anos.

Distribuição da população nas Etnias

· De 1 a 100 pessoas: 35

· De 101 a 500 pessoas: 85

· De 501 a 1.000 pessoas: 31

· De 1.001 a 5.000 pessoas: 56

· De 5.001 e 10.000 pessoas: 10

· De 10.001 a 20.000 pessoas: 07

· Com mais de 20.000 pessoas: 04

· Com população partilhada com países limítrofes: 36

· Com população indeterminada: 76


611 Terras Indígenas (TIs) reconhecidas ou em fase de reconhecimento

·13% das terras do país

·21% da Amazônia legal

Demonstrativo de Risco de Extinção

Total de Etnias: 49

· Etnias recentemente reconhecidas como extintas: 03

· Etnias possivelmente extintas: 09

· Etnias com confirmado risco de extinção: 11

· Etnias com possível risco de extinção: 26




Demonstrativo Étnico

Total de etnias: 340

· Reconhecidas oficialmente: 228

· Isoladas: 27

· Parcialmente isoladas: 10

· A pesquisar: 25

· Possivelmente extintas: 09

· Ressurgidas: 41













Demonstrativo de Risco de Extinção

Total de Etnias: 49

· Etnias recentemente reconhecidas como extintas: 03

· Etnias possivelmente extintas: 09

· Etnias com confirmado risco de extinção: 11

· Etnias com possível risco de extinção: 26








Demonstrativo de Representatividade Evangélica

Etnias com representantes evangélicos indígenas: 150

· Com igreja e liderança local: 51

· Com igreja, mas sem liderança local: 99












Principais contribuintes para o processo de extinção:

· População inferior a 35 pessoas

· Elementos socioambientais desfavoráveis

· Limitado acesso à assistência de saúde

· Conflitos e dispersão




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.