"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DUAS GRANDES ILHAS DA INDONÉSIA

BALI
Bali é uma das 13 667 ilhas da Indonésia, bem como uma província daquele país. Integrante das Pequenas Ilhas de Sonda, encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Dempassar.

A ilha abriga a quase totalidade da pequena população hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. É conhecida pelas suas manifestações culturais, como a dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música.

Faz parte de um arquipélago com quinhentas e quarenta e sete ilhas distribuidas em nove grandes grupos.



ETMOLOGIA
A palavra Bali, com a qual a ilha foi batizada no século IX, deriva da palavra Wali. Wali ou Wari era o termo com o qual os nativos, que muito veneravam seus deuses, chamavam o ato de adoração. Wali é uma palavra do sânscrito que significa "sacrifício oferecido ao deus", "adoração", "culto" ou "oferenda".

HISTÓRIA
Bali foi povoada antes da Idade do Bronze, por volta de 300 a.C.. Inscrições em pedra datadas do século IX são os registros humanos mais antigos já encontrados na ilha.

O centro da cultura de Bali eram o cultivo de arroz e os rituais. Um dia, comerciantes indianos que haviam se perdido no Oceano Índico chegaram à ilha. Depois de algum tempo, eles realizaram a introdução do hinduísmo em Bali, Java, e outras ilhas da região.

Entre 1019 e 1042, na Ilha de Java, os javaneses estavam lutando para recuperar o reino perdido do Rei Airlanga. Durante a luta, a mãe do rei fugiu para Bali, levando para lá o idioma de Java, chamado kavi. O kavi era usado em Bali pela realeza. A prova do uso desse idioma são as rochas talhadas encontradas em Gunung Kavi, próximo a Tampaksiring. Elas relacionam a cultura de Bali e Java do século IX. Após o século XIII, várias dinastias javanesas governaram Bali.



GEOGRAFIA
A superfície da ilha é repleta de montanhas, em sua maioria vulcões e alguns deles ativos. O ponto mais alto de Bali é o Monte Gunung Agung, um vulcão cuja última erupção ocorreu no ano de 1963. A quantidade de vulcões traz um solo rico em nutrientes e sais minerais. A junção disso e de um ótimo sistema de irrigação transforma Bali em um dos melhores lugares para cultivo de arroz. As porções leste e central são mais férteis do que a porção oeste, onde se localiza o Parque Bali Barat, o maior parque nacional da ilha.

ÁREA
A ilha de Bali possui aproximadamente 5 620 km².

POPULAÇÃO
Bali possui aproximadamente 2,9 milhões de habitantes, segundo o censo 1995. Com 5 620 km² de área, tem-se uma densidade demográfica de 508 habitantes por km².




ILHA DE JAVA
A capital é Jacarta. Quarta ilha do país pela sua extensão, a mais densamente povoada e a de maior importância económica e política, é atravessada, de Oeste para Este, por uma cadeia montanhosa constituída por numerosos vulcões, muitos dos quais activos. O vulcão Gunung Semeru (3 676 m de altitude), situado na zona Oriental, é a maior elevação da ilha.
A Norte da cadeia montanhosa estende-se uma fértil planície litoral, enquanto a Sul fica um alinhamento de planaltos calcários.
Numerosos rios atravessam o território, entre os quais se salienta o Bengawan Solo que desagua, tal como os demais rios importantes, no Mar de Java.
Possui clima tropical de monção, com estação seca de Junho a Outubro. A temperatura média anual é de 27,5 º C e as precipitações aproximam-se de 2000 mm no Oeste e diminuem até 1500 mm no Este.

É dividida em seis províncias:

Banten
Jacarta
Java Ocidental
Java Central
Java Oriental
Yogyakarta





GEOGRAFIA FISICA DE JAVA
Java é uma ilha de forma alongada com cerca de 126 700 km² (a 13ª maior em área) e está situada entre Samatra a ocidente, da qual é separada pelo estreito de Sonda; Bornéu a norte, separada pelo mar de Java; Madura a nordeste, separada pelo estreito de Madura, e Bali a este, separada pelo estreito de Bali. A sul é banhada pelo Oceano Índico, que a separa da já longínqua Ilha Christmas.

A ilha é praticamente toda de origem vulcânica: contém 38 vulcões, alguns dos quais activos. O principal rio javanês é o Bengawan Solo, com 540 km de comprimento.





DADOS
População: 121 352 608 (a ilha mais habitada do mundo)
Área: 132 186 km²
Densidade demográfica: 918,04 h/km²
Maior cidade: Jacarta
Ponto mais alto: Monte Semeru (3676 m)

CIDADES IMPORTANTES
Bandung
Jacarta, capital da Indonésia
Semarang
Surabaia
Surakarta
Yogyakarta





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.