"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GUATEMALA - A CIDADE MAIS COLORIDA DO MUNDO

A Guatemala é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. A capital é a Cidade da Guatemala.

A Cidade da Guatemala é a capital e maior cidade da República da Guatemala. O seu nome oficial é La Nueva Guatemala de la Asunción localmente é conhecida simplesmente como Guatemala ou, mais informalmente, como Guate.

Tem cerca de 2,51 milhões de habitantes. Foi fundada pelos colonizadores espanhóis em 1620, nas proximidades das ruínas da velha cidade maia de Kaminaljuyu.

Em 1775 um terremoto destrui a velha capital guatemalteca, Antígua, tendo então a Guatemala tornado-se sua capital em 1776.

Quando da independência, em 1821, o país foi chamado Guatemala em honra da sua capital.







HISTÓRIA
Do século IV ao século XI, as terras baixas da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.

Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.

A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade do Século XX experimentou uma variedade de governos militares e civis, sendo uma dessas de Jacobo Arbenz - que fora retirado do poder por ameaçar fazer reforma agrária em terras da United Fruit Company; desse modo sofreu um golpe com intervenção estadunidense, em 1953, colocando um ponto final na política de Boa Vizinhança, caracterizada pelo governo Roosevelt, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo da paz terminando formalmente com o conflito, que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado um milhão de refugiados.







GEOGRAFIA
A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m.

Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivo do milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes.

A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38 °C. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.












ECONÔMIA
A economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura. Um quarto do PIB, dois terços das exportações e metade da força de trabalho do país provém do campo.

Os principais produtos são:

café
açúcar
bananas
O presidente Arzu (1996-2000) trabalhou para implementar um programa de abertura comercial e para modernizar a política do país. Em 1996 foi assinado o acordo de paz que pôs fim à guerra civil que durava há 36 anos.

A distribuição de riquezas do país é bastante desigual, com 52,6% da população abaixo da linha da pobreza (2007).











DEMOGRAFIA
Os latinos (mestiços e ameríndios ocidentalizados) e brancos compõem cerca de 59,4% da população da Guatemala. Os ameríndios não assimilados, descendentes dos maias, constituem 40,6% da população.Também há descendentes de africanos, especialmente ao longo da costa caribenha, em especial os garifuna.

Embora a maior parte da população da Guatemala seja rural, a urbanização está em aceleração.

Embora a língua oficial seja o espanhol, ela não é universalmente compreendida entre a população indígena; ainda são faladas várias línguas maias, em especial em áreas rurais.

Os acordos de paz assinados em Dezembro de 1996 determinam a tradução de alguns documentos oficiais e de materiais de voto para várias línguas indígenas.
















RELIGIÃO
Predomina o catolicismo, embora a igreja não seja oficial. Há também uma minoria judaica e diversas denominações protestantes.

O catolicismo era a única religião reconhecida durante o período colonial. Sempre havia questões de intolerância religiosa no país na época colonial devido às religiões politeístas dos nativos indígenas. O protestantismo tem aumentado significamente nos últimos anos, devido à chegada de várias denominações dos Estados Unidos na Década de 1970.

Com a chegada dos espanhóis no Novo Mundo, o povo foi convertido ao catolicismo, mas suas crenças primitivas não foram esquecidas. As crenças religiosas maia são praticadas por uma grande porcentagem da população. A prática das crenças religiosas maia tem aumentado bastante entre os descendentes desta civilização devido à proteção garantida a estes pelo Acordo de Paz, principalmente na parte ocidental do país. Um dos exemplos mais típicos desse sincretismo religioso são os ritos da Igreja de Santo Tomás, em Chichicastenango.

Existem atualmente na Guatemala pequenas comunidades de judeus (aproximadamente 1.200praticantes) que possuem suas próprias sinagogas, muçulmanos, Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, ateus e budistas.




SERVIÇOS PUBLICOS
O estado proporciona assistência médica e gratuita, mas também há hospitais particulares nas grandes cidades. Mesmo assim, os serviços médicos e sanitários são insuficientes, especialmente nas zonas rurais e nos subúrbios mais pobres. O ensino primário (seis anos) é gratuito e obrigatório, mas o sistema educacional não preenche as necessidades do país e apenas uma minoria chega ao segundo grau. A principal universidade pública é a de San Carlos de Guatemala, fundada em 1676.

TAXI


TRANSPORTE COLETIVO





GASTRONOMIA DA GUATEMALA
Guatemala, berço dos Maias, tem uma cultura gastronômica tão rica e variada como antiga. Na culinária cotidiana da Guatemala o milho é rei e senhor: Tortilhas, Tamalintas, Pishtones, Tacos, Enchiladas, Chuchitos, etc., têm o milho como ingrediente principal.

TAPADO


SHECAS - DELICIOSOS PÃES

TRADICIONAL CHURRASCO GUATEMALTECO

TORTILHAS

TORTILHAS TIPICAS DA GUATEMALA

COSINHA TIPICA

VENDEDORA DE FRUTAS

15 comentários:

  1. muito bom, me ajudou muito com meu trabalho de espanhol :p

    ResponderExcluir
  2. Pow, vlww mesmo. me judou bastante em meu trabalho de espanhol sobre países de língua espanhola ;)

    ResponderExcluir
  3. ajudow mwito no trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber um pouco sobre a cultura da guatemala, desejo muito conhecimento, saúde, progresso e respeito a todos os nativos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom :D ajudou imenso :DDD
    Cumps

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, me deu vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Gostei e ajudou muito, me deu vontade de conhecer!!

    ResponderExcluir
  8. É Pais de pessoas do bem gente simples que trabalha,para manter os filhos desta maravilhosa viva guatemala Deus os abençoe com longividade de dias...

    ResponderExcluir
  9. muito bom. ajudou imenso no meu trabalho de espanhol!!!! obrigadooo!!!! :D

    ResponderExcluir
  10. Valeu a pena ler e ficar por dentro de situações de outros países,também ajudou muito no trabalho de Espanhol obrigado!!

    ResponderExcluir
  11. Valeu a pena ler e conhecer mais sobre a situação de outros países,também me ajudou muito no trabalho de Espanhol, muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  12. Valeu a pena ler e conhecer a situação de outros países, também me ajudou muito no trabalho de espanhol,muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Ajudou muito com meu trabalho de espanhol. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. linda matéria amei, e deu vontade de conhecer o país.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da matéria abordada. deu até vontade de conhecer o país. Deus vos abençoe rica e abundantemente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.