"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TEMPLOS DE DIVERSAS RELIGIÕES

Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real. É o resumo do macrocosmo e também a imagem do microcosmo: 'o corpo é o templo do Espírito Santo' (I Coríntios, 6, 19).

Todos os templos autênticos envolvem um simbolismo cósmico. Podemos citar, como exemplo, o templo edificado por Salomão a Jeová. Ele representava o cosmo e cada objeto ali existente obedecia a uma ordem. O candelabro de 7 braços simbolizando os 7 planetas; a Mesa, a ação de graças por tudo que se realizou na ordem terrestre; sobre a mesa, 12 pães simbolizando os meses do ano: os pães da proposição ou das faces divinas. A pedra fundamental do templo sendo o centro do mundo, ponto onde se comunicam o terrestre e o celeste. Dessa mesma forma, como centro do mundo, encontramos na Índia, em Angkor, em Java, representações do monte Meru, que é, a um só tempo, o eixo e o centro do mundo.

Algumas tradições religiosas dedicam nomes específicos para seus templos.

Igreja, Congregação, Casa de oração ou Catedral no caso do Cristianismo
Mesquita no caso do Islão.
Pagode no caso do Budismo.
Pathi no caso do Ayyavazhi.
Salão do Reino no caso das Testemunhas de Jeová.
Sinagoga no caso do Judaísmo.
Templos Mórmons, no caso do Mormonismo.
Terreiro no caso do Candomblé, Batuque, Xambá e da Umbanda.
Casa de Adoração Bahá'í no caso da Fé Bahá'í.











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.