"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sábado, 4 de dezembro de 2010

VIETNÃ - O SEXTO MAIOR PAÍS PERSEGUIDOR DO CRISTIANISMO

Uma crescente igreja que dá bom testemunho está surgindo em meio a anos de perseguição. Um grande e constante movimento de conversões está acontecendo, tanto nas igrejas registradas como nas não registradas e principalmente entre os povos tribais da montanha no centro e sul do Vietnã. Louve a Deus pelo crescimento e conservação deste movimento. Como na China, o comunismo não conseguiu acabar com o testemunho, ao invés disso, fortaleceu e propagou a chama do Espirito.

DESAFIOS A ORAÇÃO
O Vietnã é uma das poucas nações comunistas do século XXI. O Vietnaã enrenta novos desafios. A repressão de todas as formas de liberdade continua, mas, ao mesmo ltempo, os males sociais estão cada vez maiores. Dependência de drogas, AIDS, prostituição e exploração das crianças são práticas muito comuns. Em cada três gestações há dois abortos, um dos indices mais altos do mundo. Ore para que as trevas ideológicas e moral sobre esta nação sejam banidas através da luz do Evangelho.








O Vietnã ainda é um dos maiores perseguidores dos cristãos. Considerando o papel do cristianismo com o lfim do comunismo em outros lugares, o governo está tentando controlar ou acabar com crentes. Os esforços do governo estão se intensificando na medida em que as igrejas, respondem à persegui~ção com crescimento e expansão. O registro implica comprometimento é ilegal não registrar as igrejas, o que obriga muitos crentes a se reunir secretamente. Ore por:
a) Pela fé dos que estão na prisão.
Existem muitos lideres cristãos presos. A maioria dos pastores já foi algumas vezes para a prisão, sob rigidas condições, Ore pelos cristãos que estão na prisão; muitos prisioneiros se converteram através deste testemunho.
b) Igrejas registradas.
Ore para que elas consigam resistir as continuas pressões do governo para compromete-las e coloca-las dentro de regras restritas. A igreja do norte vem sofrendo há muito mais tempo, e as autoridades de lá são muito mais rigidas. As reuniões são permitidas somente nas instalações das igrejas registradas, a maioria foi fechada ou destruida. Evangelismo publico e ministério itinerante são proibidos, e o contato com cristãos estrangeiros é restrito. Mesmo assim, estas igrejas têm crescido, principalmente a EVCN/CMA.
c) Igrejas não registradas.
Elas são perseguidas pela polícia, as reuniões são sempre invadidas e os lideres presos. Mesmo assim, a coragem e a tenacidade destes crentes sob pressão raramente falham e o crescimento lcontinua. Existem tensões entre os lideres das igrejas registradas e os das não registradas.
d) As igrejas Montagnard
entre os ede, jarai, koho, manong, stieng e outros. Eles tem sofrido perseguição feroz: destruição de igrejas, congregações dispersas, cristãos mortos. Contudo, há relatos de muitas pessoas se convertendo a Cristo. É dificil manter a comunhão adequada onde as reuniões são ilegais e onde poucas de suas linguas tem as Escrituras. Esta necessidade resultou em cismas e em falsos ensinos em algumas regiões.






Os líderes são a chave para a Igreja vietnamita. A medida em que o número de convertidos cresce, crescem também o falso ensino e o engano. As oportunidades de treinamento simplesmente não existem. Os católicos reabriram vários seminários, todos monitorados pelo governo. Existem programas de ensino informais e escolas biblicas não oficiais em Hanói, Ho Chi Minh, Danang e outras. Os estrangeiros sempre entram discretamente no país para realizar seminários de treinamento de liderança, mas sua falta de notoriedade limita o impacto deste trabalho. Ore pela importação de mais materiais de estudo e livros teológicos. Ore para que o Espirito Santo possa guiar os crentes em toda a verdade.

A dispersão vietnamita nasceu através da tragédia, quando muitos morreram em fuga do comunistas. Dois milhões de pessoas estão estabelecidas em todo mundo, onde estão mais acessiveis à ministração. Ore por obreiros com um chamado para alcança-los. Milhares estão retornando a sua terra natal, e entre eles muitos que se tornaram cristãos enquanto estavam no exterior. Ore para que suportem a perseguição e não abandonem a fé, ao invés disso, possam ministrar a seus compatriotas que ainda não ouviram as palavras de vida.






O pais está se abrindo gradualmente. A maior parte da população nasceu depois da guerra, e está mais interessada em ganhar dinheiro e no mundo exterior do que na propaganda comunidata. Eles tem se mostrado receptivos ao Evangelho. A grande necessidade de desenvolvimento econômico está dando oportunidade para fazedores de tendas trabalharem nos negócios e no ensino de inglês. As ONGs cristãs que propõe projetos de assistências legitimos, são cada vez mais convidadas a trabalhar no país. Ore para que o Vietnã se abra completamente para os missionários e que muitos obreiros comprometidos e preparados possam responder ao chamado.











OS MENOS ALCANÇADOS
O atual crescimento da igreja não é uniforme. Muitos seguimentos da comunidade e vários grpos étnicos continuam tocados pelo Evangelho de forma muito superficial.

a) Os vietnamitas do norte. Como resultado da presença comunista mais longa, eles são bem menos evangelizados do que os seus irmãos do sul.
b) Os muçulmanos cham e os budistas khmer do Delta Mekong. Somente uns poucos creram. A FEBC transmite em cham e khmer. Os recursos estão disponíveis em Khmer: A Biblia, o filme JESUS, rádio, mas são necessárias pessoas que levem este material até os Khmer.
c) As minorias do norte estiveram fora do alcance missionário durantye 50 anos, devido à guerra e ao comunismo. A maioria é budista ou animista, muitas não têm nenhum crente. Ore especificamente pelos giay, hani, san chay, tho e puoc, os maiores grupos sem testemunho cristão conhecido. A radio cristã é um ministério lchave, mas somente alguns tem programas em sua própria lingua. A igreja hmong cresceu para mais de 100.000 crentes, crescimeno provocado principalmente pela radio O governo começou a causar interferência nestes programas para evitar um maior crescimento.
d) Os oficiais comunistas e lideres governamentais. O Estado comunista ideal, pelo lqual eles lutaram e sofreram, está se mostrando um grande fracasso. A desilusão está por toda parte.
Os fanaticos cao dai e hoa hao são muito resistentes ao lcomunismo. Eles somam aproximadamente 4.5 milhões de pessoas, mas estas religiões estão caindo. Os cristãos precisam estar conscientes das suas culturas e crenças unicas para alcnçá-los de maneira relevante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.