"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TARAHUMARA - POVOS INDIGENAS DO MÉXICO

Os povos Tarahumara vivem em regiões remotas da Sierra Madre, no estado mexicano de Chihuahua. Eles também são chamados rarámuri (aqueles que funcionam) - são mundialmente conhecidos por sua grande capacidade física excelente para correr longas distâncias. Eles são conhecidos por perseguir o veado veados até cair de exaustão.
Geograficamente, o seu território, antes que os espanhóis chegaram, constou de Sierra Madre, estendendo-se para sul, até o México central. Os Tarahumara cultura compartilhada com o Huichol para o sul (no atual estado mexicano de Nayarit), com a Yaqui de Sonora, com o Mayo e Tepehuanes para o sul e sudoeste (nos estados presentes de Durango e Sinaloa), e ao norte e nordeste com a Pimas, Anazasi, Guarojios e Tepehuan, bem como o Apache várias nações, incluindo a Toboso, Mescalero, Chiricagua, Chihuahua, e Mesquiteros (em uma ampla faixa de horário a partir do norte para o sudeste). Vizinhos anteriores ao leste e sudeste incluiu a Conchos e Julimes que foram exterminados pelos conquistadores espanhóis, e os Tigua, que foram grandemente dizimada.

Desde que o México se tornou independente da Espanha durante o período entre 1809 e 1821, os Tarahumara e muitos desses moradores permaneceram na mesma região. No entanto, ao longo dos séculos, a invasão do politicamente e tecnologicamente mais fortes grupos de derivados espanhol (gachupines, criollos e mestiços) tem empurrado os Tarahumara ainda mais em uma situação hostil, embora lindo área de canyons profundos e altas montanhas rochosas da Sierra Madre.



















2 comentários:

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.