"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CHOQUE CULTURAL TURCO

Ao andar na rua você vê dois homens caminhando de maõs dadas ou abraçados. Depois eles param e se encontram com um outro homem e se cumprimentam dando dois beijos um em cada face. Estes homens não são homossexuais. Amigos andam pela rua de mãos dadas ou abraçados. É muito comum em toda a Turquia. O cumprimento com beijos também é comum entre os homens !

*
Ao alugar um carro na Turquia, muito cuidado ao dirigir. Ao atravessar a rua os pedestres não se importam se esta passando carro ou não. Os motoristas tem que ter muito cuidado com os pedestres. Em bairros mais movimentados de Istambul a situação é caotica. As famosas "travessias de pedestres" não funcionam na Turquia.

*
Não se assuste se acordar com um auto falante no meio da noite. As chamadas para a oração são 5 vezes ao dia e uma delas é ao nascer do sol !

*
A moeda na Turquia é chamada "Lira Turca" e atualmente possui muitos zeros... uma coca-cola em uma vendinha custa um milhão de liras turcas... ja uma casa alguns trilhões de liras turcas... somos todos milionários !!

*
Em bairros mais religiosos você poderá ver mulheres vestidas todas de negro. Em Istambul você verá também mulheres com lenços coloridos na cabeça e as mais modernas que se vestem como as Europeias. A roupa faz parte da religiosidade das mulheres, portanto quanto mais religiosa, mais rigorosa a vestimenta da mulher. No homem já não se nota tanto a religiosidade pela roupa. Porém você poderá ver um homem que lhe pareça totalmente normal, mas este homem pode ser religioso. Se o homem tiver barba ou estiver usando uma boina ( branca) ou um turbante ( branco, verde ou preto) isso significa que ele é religioso. Ao visitar mesquitas não use roupas muito decotadas. Em algumas mesquitas são dados uma especie de cangas para as mulheres cobrirem as pernas (caso usem um short) e os braços (caso estejam com uma blusa sem manga) e também aos homens para se taparem caso estejam com short.

*
Existe um transporte de micro-ônibus na Turquia que se chama "dolmus". Eles param em qualquer ponto para deixar ou pegar pedestres. Você paga somente o preço da passagem de onde você pegou o dolmus até o seu destino. Os preços variam para cada pessoa, dependendo de onde ela entrou. O próprio motorista faz a cobrança. Ao sentar nestes dolmus, fique geralmente no último assento se não terá de repassar o dinheiro vindo dos bancos de trás e repetir ao motorista o destino dos outros passageiros.

*
Camelôs são comuns na Turquia. Como no Brasil eles vendem produtos baratos. Algumas vezes pode-se ver alguns camelôs correndo da policia, neste caso eles não tem autorização para a venda na rua. A autorização é dada pela prefeitura se requisitada.

*
Turcos adoram fazer piquenique. Eu diria que é um "esporte" nacional. Nos fins de semana se pode ver familias inteiras nos parques e praças. Eles trazem tudo de necessário desde um tapete ou pano para forrar o chão até churrasqueira e fogareiro para o chá.

*
Tudo isso pode ser motivo de gripe para muitos Turcos: tomar um vento (ficar perto de uma janela aberta com vento), sair na rua depois de tomar banho e lavado a cabeça com os cabelos molhados (mesmo no verão! no inverno acho que nenhum louco iria para rua com os cabelos molhados a zero graus ...), andar descalço ( em casa pisando na cerâmica ou mesmo na madeira), suar e depois tomar um vento ...

*
Crenças populares Turca: não se deve comer peixe com iogurte... você pode se envenenar... seria equivalente ao conto do leite com manga do Brasil...

*
Outra crença popular turca: não se deve dar uma faca diretamente a uma outra pessoa. Coloca-se a faca sobre a mesa e a outra pessoa pega a faca. Se por um acaso a pessoa esquecer e der diretamente a faca para a outra pessoa, a pessoa que receber a faca deve cuspir na faca. Nesta crença a "cuspida na faca" faz com que as pessoas envolvidas no caso não briguem entre si.

*
Os restaurantes geralmente expõem as comidas. Isso facilita a vida dos estrangeiros na hora da escolha do prato ! As comidas geralmente são condimentadas, com muitas verduras e pouca carne. Come-se muitas frutas e doces na Turquia.

Costumes da cultura Turca


































Costumes da cultura Turca

No mundo é rico em costumes e cultura. Isso é sentido quando uma pessoa visita um outro pais e se choca com algo que não lhe seja "normal". Vamos enumerar alguns costumes Turcos que são interessantes:

*
os turcos tem o costume de tirar os sapatos antes de entrarem em suas casa. Portanto se você for visitar uma família Turca e ver na entrada da casa ou mesmo na porta da entrada da casa ( do lado de fora da casa mesmo) um monte de sapatos não se espante ! A razão é boa e simples: limpeza ! Ao andar na rua o sapato estará em contacto com todo o tipo de sujeira e os Turcos não querem trazê-la para sua casa.

* o casamento no cartório dura cerca de 5-10 minutos. A noiva geralmente veste uma roupa ocidental de noiva e o par é aplaudido pela família e amigos depois do SIM !

* depois de se casarem a noiva geralmente é presenteada com muito ouro e dinheiro !! Isso mesmo !! Pessoas da família e amigos dependuram na noiva moedas de ouro com laços vermelhos, colares de ouro, pulseiras de ouro, notas de dinheiro, etc... Se há um jantar de comemoração a noiva usa os presentes de ouro durante a festa. A noiva também carrega uma sacolinha aonde ela guarda alguns dos presentes de ouro que ganhou, no caso de serem muitos. Dependendo da riqueza da família e dos amigos, o arrecadamento da festa de casamento paga a festa e ainda sobra para usufruto dos pombinhos...

* o casamento oficial na Turquia é feito no cartório e o religioso com uma festa religiosa. Como a Turquia é um país laico, um homem só pode se casar com uma mulher no cartório, mas um homem pode se casar com até 4 mulheres pela religião islâmica. O percentual de homens casados com varias mulheres é muito pequeno e geralmente não é bem visto pela população.

Clique aqui para ler mais sobre casamento na Turquia


Matrimonio turco en natorio


* quando uma criança nasce ou faz a circuncisão é costume de amigos e familiares de presentearem a criança com uma moeda de ouro com um laço vermelho.

* em vilarejos geralmente há um café publico. Neste café você verá somente homens sentados bebendo chá ou café, fumando e conversando. A permanência das mulheres não é proibida neste tipo de cafés, as mulheres também se reúnem em suas casas para tomar chá e colocar as fofocas em dia !

* um turco típico bebe aproximadamente cerca de 10 chicaras de vidro de chá negro por dia. O chá é a bebida mais popular da Turquia.

* se você estiver na Turquia no dia 10 de novembro as 9:05 da manhã verá algo muito interessante. Quase toda a população faz um minuto de silencio. É interessante ver uma metrópole como Istambul em um centro onde circulam milhões de pessoas e carros parados por um minuto. Seria como parar um filme. Este ato é em memoria da morte do fundador da republica Turca Mustafa Kemal Ataturk. Alguns relógios em alguns museus estão parados as 9:05, isto também é em respeito a Ataturk.

* Os turcos são muito supersticiosos !!


* o uso de um protetor contra mal olhado em crianças recém nascidas e pequenas é muito comum. Geralmente a família dependura na criança um objeto que se chama em turco "nazar boncuk" (veja figura nesta pagina) que é um olhinho azul. O objeto pode ser de ouro dependendo da riqueza da família.

* o "nazar boncuk" pode também ser colocado na porta da casa (a pessoa já entra e vê que a casa está protegida), fora da casa, no escritório, no carro, pode ser também usado em forma de jóia ou bijoteria. O "nazar boncuk" tem a forma original do olho azul e pode ser também representado em uma pulseira ou em um brinco por uma pedra azul. Como são muitos os costumes daremos continuação a esse assunto em uma outra oportunidade !

* ao se cumprimentar os homens turcos se beijam nas faces. Isso é um ato muito normal de se ver na Turquia. Homem beija homem, mulher beija mulher e mulher beija homem nas duas face do rosto. Mulheres mais religiosas não beijam homens nas faces

* existe um ritual quando uma pessoa mais nova cumprimenta uma pessoa mais velha da mesma família ou uma pessoa mais chegada. A pessoa mais velha estende a mão e a pessoa mais nova beija o dorso da mão e depois a eleva em direção a sua testa. Isso é sinal de respeito aos mais velhos.

* as famílias turcas gostam muito de oferecer alguma coisa ao visitante, seja um almoço, jantar ou um chá. Se você for convidado para ir visitar uma família turca, vá de estomago vazio ! Geralmente a mulher da casa cozinhará o dia inteiro pratos deliciosos e lhe oferecerá um banquete . Prove de tudo um pouquinho pois se você rejeitar alguma coisa é sinal de desapreciação.

34 comentários:

  1. Eu conheci a pouco tempo um rapaz turco e ele me parece muito curioso com os nossos costumes embora eu o respeite muito acho engraçado o esse euforismo dele...
    Fiquei com muita vontade de conhecer a turquia por causa das fotos que eu vi muito lindo e da cultura do país.

    ResponderExcluir
  2. mto legal adorei o texto
    parabéns ao autor !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz amizade com um turco durante um intercambio, e ficamos muitos amigos. Uma vez esse amigo da Turquia quis me dar um beijo no rosto, eu me espantei prontamente. Por desconhecimento da minha parte acerca da cultura, tentei explicar a ele que isso não era uma atitude comum, e que o certo e cumprimentar somente mulheres a essa maneira. Quanta ignorância da minha parte!

    ResponderExcluir
  4. muito interessante,gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria. Tenho projetos pra conhecer a Turquia

    ResponderExcluir
  6. muito interessante,sempre tive curiosidade sobre a cultura turca.Excelente matéria.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa matéria.Conheci um turco pela internet e achei seus costumes muito diferente.Espero pode algum dia visitar este lugar tão lindo.É excelente a matéria.

    ResponderExcluir
  8. Bom,sou descendente de turco e amo as músicas,danças minha paixão

    ResponderExcluir
  9. Converso com um rapaz turco há mais de um mês e estava considerando a possibilidade de fazer intercâmbio na Turquia, mas depois de ler esse post, desisti. A cultura é muito estranha.

    ResponderExcluir
  10. Excelente cópia do outro site muitos parabéns!!!
    Espero que tenham um resto de dia feliz e bom Natal!

    ResponderExcluir
  11. Estamos a fazer um trabalho sobre a Turquia e ajudou-nos bastante. Tou a gozar foi uma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então posta melhor seu ignorante

      Excluir
  12. Conheci um turco na net ele dis que tem 30anos e ainda e virgem..kkkk pode uma coisa dessas

    ResponderExcluir
  13. Estou conversando com um turco pela Net. Ele é um cara externamente educado e timido, gostaria muito que nossa amizade fosse além de escritos, porém não consigo me comunicar de outra forma, o idioma deles é um pouco confuso...um alfabeto com consoantes acentuadas...

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber porque quando um carro sai da casa, para fazer uma viagem, alguém da família joga água, atras do carro?

    ResponderExcluir
  15. Ola,
    Li, e, gostei muito do texto!
    Bem elaborado e muiito util !!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Ola,
    Li, e, gostei muito do texto!
    Bem elaborado e muiito util !!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Achei muito interessante o texto que fala sobre os costumes da Turquia, eu assisto as novelas turcas e eu gosto muito dos atores! Eles são ótimos e as novelas também, sem falar que os atores são ótimos. Atualmente estou assistindo Fatmagul, uma novela linda e o ator Engin Akyurek é um ator lindo e muito talentoso.

    ResponderExcluir
  18. Muito importante e informativo.... gostei muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante e curioso! Realmente quando não conhecemos, temos uma visão muito diferente da realidade turca, adorei a matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Ja fui 13X para Istanbul e de fato é uma cultura diferente da nossa. Os turcos sai extremamente receptivos e super educados, fazem voce se sentir como se estivesse na sua casa. Vale a pena conhecer este pais.

    ResponderExcluir
  21. estou gostando de um Argelino ele vai morar na Turquia e ele que que eu va me enconrar com ele lá estou morrendo de medo pois nunca sai do Brasil e não sei falar nem uma língua estrangeira converso com ele usando o tradutor pois ele fala árabe, não sei nem o que precisa de documentos para poder ir pra lá, ele não namora me chama de minha esposa quer casar comigo, mais eu quero primeiro conhecer ele persoalme e tenho que i r para Turquia ja estou com medo de tudo isso com relação a ele não ele e muito timido e respeitador me ajude em alguma coisa pois o texto ja me ajudou bastante mais ainda estou confusa não sei se devo ir.

    ResponderExcluir
  22. estou gostando de um Argelino ele vai morar na Turquia e ele que que eu va me enconrar com ele lá estou morrendo de medo pois nunca sai do Brasil e não sei falar nem uma língua estrangeira converso com ele usando o tradutor pois ele fala árabe, não sei nem o que precisa de documentos para poder ir pra lá, ele não namora me chama de minha esposa quer casar comigo, mais eu quero primeiro conhecer ele persoalme e tenho que i r para Turquia ja estou com medo de tudo isso com relação a ele não ele e muito timido e respeitador me ajude em alguma coisa pois o texto ja me ajudou bastante mais ainda estou confusa não sei se devo ir.

    ResponderExcluir
  23. amei o texto pretendo ano que vem ir a Turquia, fiquei de conhecer um Argelino que esta indo morar lá não sei se vou encontra-lo pois não sei que parte da Turquia ainda vou, estou pesquisando quero visitar as mesquitas este e meu sonho quero ver hospedagens não sei como funciona os hotéis,não sei nada da língua turca, estou estudando inglês não sei se vai me ajudar em alguma coisa o amigo da Argelia so fala árabe, se eu encontrar também não vai me ajudar muita coisa, me ajudem em alguma coisa tudo e válido vou com uma tia minha ela e mais esperta que eu conto conto vocês em alguma orientação desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  24. copio de otro saite fdm

    ResponderExcluir
  25. Digite seu comentário...hola pessoal...sou uma pessoa q sempre gostei de me relacionar com pessoas de deferentes partes do mundo.em Angola aparece quase todo tipo de gente.tive e ainda tenho amigos muçulumanos, vietnanes, indianos.portugueses.conhecidos brasileiros franceses chineses senegaleses.o q posso fazer? gosto e me encanta muito ter por perto diferentes culturas e houvir suas histórias.meu pai dissia sempre, filha um dia desses te levarão p longe daqui sem vc saber.como disse o q fazer? amo muito me inter-relacionar q meu pai parou de disser o q dissia a muito tempo.começei a ver uma novela turca e amei muito de verdade pessoal as musicas me deixarão encantada, uma delas se chama: Evelerinin onü mersim....da novela FATMAGUL.é uma história muito real e comovente.amei as dicas q compartilharam sobre o povo turco.e gostária de conhecer um turco algum dia...cthau pessoal

    ResponderExcluir
  26. Os turcos amam as brasileiras dizem que somos sensuais.Eu namorei um turco durante seis meses , pela net, homem lindo gentil e educado , mas acho que ele era envolvido com alguma coisa ilícita .Ele me disse que se ele sumisse é por que algo de muito ruim teria lhe acontecido .
    E poucos tempo depois ele foi preso, e eu nunca mais tive notícias dele , lamentável ...

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante! A cultura e costumes turcos me despertou interesse, e deixou fascinada em conhecer melhor seus hábitos. Se eu pudesse partiria já pra Turquia, apesar da situação política do momento.

    ResponderExcluir
  28. Como não gostar de uma cultura encantadora. Espero conseguir conhecer a Turquia em 2017.

    ResponderExcluir
  29. Essa cultura não tem nada de encantadora, eles odeiam tudo que não sejam da Turquia. É tipo uma seita que não aceitam os de fora. Só serve para ir passear, para morar não!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.