"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

domingo, 3 de junho de 2012

TRIBO MUCUBAL - OS DONOS DA ÁFRICA

Os Mucubais são dos poucos povos que conseguiram conservar a sua identidade cultural ao longo do tempo.
Por serem portadores da cultura, da arte e do espirito africano, os povos mucubais foram considerados como os verdadeiros donos de África por Inácio Masseca, o Soba grande do município do Virei, a 133 quilómetros a leste da cidade do Namibe.
A tribo Mucubal é constituída por povos cuja riqueza é a pastorícia. Os bois são, por isso, considerados como o suporte do sustento das famílias. A autoridade tradicional frisou que a tribo Mucubal, localizada no deserto do Namibe e nas extremidades da Serra da Leba, é considerada como o verdadeiro povo de África. Isto porque conseguiram preservar a sua cultura, hábitos e costumes mesmo durante os conflitos armados em Angola.
Quanto ao vestuário, frisou os Mucubais possuem uma cultura semelhante aos povos Mumuilas, Mucuissis Muihimba os Mohacahonas, apresentando-se semi-nus cobrindo-se apenas com peles e panos típicos, não dispensando a catana, lança e purinhos, e são capazes de percorrerem mais de 50 quilómetros por dia.
«Cada Mucubal dispõe de um kimbo e várias cubatas expostas em círculo, onde reúnem todas as mulheres e família, sendo que o soba é o chefe e representante junto das entidades oficiais.
Tem como herdeiros os sobrinhos, filhos da irmã», realçou Masseca.
«O casamento tem um significado diferente em várias tribos. Em primeiro lugar, quem pretende uma esposa deve falar com os encarregados, enquanto nos Mucubais a menina é reservada, aos seus cinco anos de idade, para um jovem entre os 15 e os 17 anos», explicou o Soba grande do Virei.
both; text-align: center;">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.