"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

sábado, 15 de dezembro de 2012

UMA BOA MANEIRA DE CONTROLAR O TRÂNSITO DE PEDESTRES NA CHINA

Rotatória para pedestre? Na China tem

Passarela circular organiza o fluxo em Xangai


 
  (Foto: harikrish.h: http://www.flickr.com/photos/harikrish82/6329351610/)
Quando muitas vias convergem para - ou partem de - um único ponto da cidade, o trânsito costuma ficar caótico. E a melhor solução que a engenharia apresentou para o problema até hoje foi a rotatória, um recurso que permite os cruzamentos, mas não elimina a bagunça. Pior, dificulta a vida do pedestre, o último a ser notado por motoristas mais preocupados em sair ilesos da roleta.
Mas não no bairro de Pudong, em Xangai, na China. Ali, os pedestres ganharam uma rotatória só para eles: a passarela circular Lujiazui, construída do lado leste do rio Huangpu, na zona econômica e financeira da cidade, cercada por arranha-céus onde não havia nada além de terra há 15 anos.
Suspensa quase 20 metros acima da rua, a ponte permite que os pedestres passem de um lado a outro da rotatória em segurança, desde que estejam dispostos a percorrer o mesmo trajeto circular dos automóveis. De brinde, eles ainda têm a chance de assistir de camarote às confusões em que os motoristas se metem logo abaixo.
A passarela dá acesso ao edifício Oriental Pearl Tower, conectando os prédios de escritórios do centro financeiro das redondezas a áreas de lazer e compras, como shoppings e cafés.
Com 5,5 metros de largura, a ponte permite que 15 pessoas caminhem lado a lado, facilita o acesso aos transportes públicos e ainda é toda iluminada à noite, o que dá um bonito efeito à região.
 
Além disso, vãos longos entre colunas também proporcionam agradáveis experiências em relação ao nível da rua, de onde se pode ver a cidade um pouco mais do alto, tornando a rotatória ideal também para passeios turísticos.
 
  (Foto: Viktor Lakics: http://500px.com/photo/8834719)
  (Foto: Giovanny Parra: http://500px.com/photo/9414001)
  (Foto: matteroffact: http://www.flickr.com/photos/8281403@N07/4748465184/ )
  (Foto: ru_bridges: http://ru-bridges.livejournal.com/95716.html )
  (Foto: ru_bridges: http://ru-bridges.livejournal.com/95716.html )
  (Foto: ru_bridges: http://ru-bridges.livejournal.com/95716.html )
  (Foto: Viktor Lakics )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.