"REPARTIR COM OS DEMAIS POVOS O QUE TEMOS RECEBIDO COM FARTURA É O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM, ESPECIALMENTE SE CONSIDERARMOS QUE ELE NOS ABENÇOA PARA QUE OUTROS TAMBÉM SEJAM ABENÇOADOS POR MEIO DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS ALCANÇADOS."

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O MAIOR FESTIVAL RELIGIOSO DA TERRA

Centenas de milhares de peregrinos conduzidos por sacerdotes nus e cobertos de cinzas se banharão nesta segunda-feira no rio Ganges, no maior festival  do mundo, realizado a cada doze anos em Allahabad, onde são esperados 100 milhões de hindus.

O Kumbh Mela começa nesta segunda-feira e ocorre pelos próximos 55 dias. Ao amanhecer, em um momento escolhido pelos astrólogos, centenas de gurus, alguns empunhando espadas e tridentes, entrarão nas águas geladas do rio sagrado para marcar o início dos festejos.

"Nosso desejo mais fervoroso é que exista paz e que as pessoas cuidem umas das outras", declarou à AFP Naga Sadhu, um destes sadhus (homens bons), que renunciam à sociedade para percorrer as estradas depois de prestar homenagem a Shiva.
 
Para os peregrinos, o Kumbh Mela é a ocasião para rezar e relaxar, na companhia da família e de amigos, em um ambiente festivo.
 
"Você tem a impressão de estar unido a algo que está acima de nós", acrescentou Mayank Pandey, professor de informática de 35 anos.
 
O Kumbh Mela ocorre a cada doze anos em Allahabad, Uttar Pradesh (norte). Versões menores ocorrem a cada três anos em outras cidades indianas.

 
 
 

2 comentários:

  1. Eu pensava que era o cirio de nazare em belem do pará, mas esse acho que bate o numero de pessoas! excelente post!

    ResponderExcluir
  2. O maior é o Círio de Nazaré, em Belém - PA, com mais de dois milhões de romeiros (20 centenas de milhares) e é anual. É interessante a cultura indu, mas não supera a brasileira.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faça-o aquí.